É comum que as pessoas se acomodem e procrastinem na decisão do divórcio. Isso ocorre por diversos motivos, e, muitas vezes, não podemos simplesmente falar de comodismo, mas sim de uma dificuldade em tomar uma decisão importante.
Seja pelos filhos, pelos bens ou até pela sensação de não encontrar uma saída, o divórcio é, de fato, uma escolha difícil. Nunca foi, nem será algo simples ou descomplicado. No entanto, é possível resolvê-lo da melhor maneira possível.
Essa é uma fase delicada para ambos os envolvidos. Às vezes, um sente mais do que o outro, mas não existe uma regra para isso. O que realmente importa é o recomeço, que muitas vezes fica ofuscado pelo turbilhão de problemas.
A pessoa acaba tão consumida pelas dificuldades, colocando obstáculos em questões que, na realidade, não merecem tanto sofrimento, que não consegue perceber o lado positivo do divórcio. E sim, ele existe. O divórcio é a decretação do fim de uma relação que já estava desgastada. O divórcio irá trazer a paz, em algo que já acabou a tempos. O que falta, na verdade, é a formalização e aceitação.
Hoje, 8 de janeiro de 2025, é o dia perfeito para você tomar uma atitude. Hoje é o dia de virar a página, encerrar o ciclo e encarar o divórcio como uma fase a ser superada — e, se possível, sem se cobrar tanto.
Permita-se sofrer o luto, o desapego, a despedida da zona de conforto, e de tudo que represente a vida que você deixou para trás. Mas, acima de tudo, respeite a si mesmo e encerre esse ciclo. Viva sua vida, saia desse pensamento preso, e perceba que você tem uma única vida, e cada dia é precioso demais para ser desperdiçado com algo que não traz bem-estar e que aprisiona sua alma.
Seja livre. Livre em seus pensamentos, no seu dia a dia. Liberte-se de tudo o que não faz mais parte de quem você é hoje. Livre-se do que não traz alegria, paz ou crescimento. Permita-se estar em um lugar onde você se sinta bem e possa viver sendo você mesma.
Não se culpe. Existem aqueles que se divorciam ainda amando, e precisam aprender a viver sem o outro. Existem também os que se divorciam admirando o parceiro e ainda querendo-o, mas reconhecem que uma relação só é possível quando ambas as pessoas estão na mesma sintonia.
Quando um já não compartilha o mesmo momento ou sentimento, é hora de dar adeus. Feche a porta e abra outra, cheia de novas oportunidades e possibilidades.
Você só não pode se divorciar de si mesmo(a). Jamais abra mão de viver para você, de estar consigo mesmo(a), de valorizar quem você é. Busque momentos simples que te façam feliz, porque, no final, você terá que conviver consigo mesma todos os dias da sua vida.
Priorize-se, e do seu divórcio, leve apenas a experiência e a certeza de que você pode reescrever a sua história. E, com isso, deixo minha experiência: já passei por muitos divórcios, e a cada um deles aprendi algo novo. Sei que tudo passa e que tudo vale a pena. O que não vale, guardamos em um canto e deixamos no baú do esquecimento.
Conte comigo.
#divorcio
#separacao
#divorcioconsesual
#divorciolitigioso
#separacao
#distratodenamoro
#namoro
#casamento
#fimdocasamento
#advogadodivorcio
#advogadofazdivorcio
#divorciosigiloso